sábado, 9 de julio de 2011

ÍNDICES ACTIVIDAD FÍSICA PATINAGEM CONTEXTO ESCOLAR - HÉLDER ANTUNES

No âmbito de Investigação em Actividade Física, Desporto e Saúde, publicamos no blogue THP (em 1ª mão), o resumo de um estudo (Tese de Mestrado) realizado por Hélder Antunes, cujo o mesmo já foi apresentado e defendido recentemente na Faculdade de Ciências da Educação e do Desporto da Universidade de Vigo.


O presente estudo vai ao cerne da questão da prática da Patinagem (sobre rodas) em contexto escolar, comprovando benefícios que a mesma produz ao nível dos hábitos de Actividade Física nas crianças e jovens.


Não se conhecem outros estudos deste género, sendo este pioneiro no âmbito em que se insere.



RESUMO

O presente estudo mediu os Índices de Actividade Física (IAF) dos alunos praticantes de Patinagem (sobre rodas) no âmbito do Desporto Escolar.

Os objectivos deste estudo foram os seguintes: (1) Caracterizar o Índice de Actividade Física em Patinadores Escolares; (2) - Verificar a diferença dos Índices de Actividade Física dos Praticantes de Patinagem Escolar em função da prática desportiva extra-escola, do sexo, do tempo de prática, da idade e do ano e nível de escolaridade.

A amostra foi constituída por 58 alunos praticantes de Patinagem no âmbito do Desporto Escolar, sendo 48 do sexo feminino e 10 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos de idade, pertencentes à Escola E.B. do 2º e 3º Ciclo de São Lourenço - Ermesinde, do concelho de Valongo, Distrito do Porto, da Região Norte de Portugal.

A metodologia usada foi descritiva e utilizou o questionário como ferramenta de recolha de dados, obtendo-se assim valores sob a forma de como a prática de Patinagem sobre rodas no âmbito do Desporto Escolar influencia os Índices de Actividade Física (IAF).

A Actividade Física foi avaliada através do Questionário de Baecke et al. (1982), que permitiu calcular o Índice de Actividade Física na Escola (IAFE), o Índice de Actividade Física no Tempo de Lazer (IAFL) e o Índice de Actividade Física no Desporto (IAFD). A soma do IAFE, do IAFL e do IAFD, indicou-nos o Índice de Actividade Física Total (IAFT), ou seja o IAF da nossa amostra. Os procedimentos estatísticos utilizados foram a análise das medidas de tendência central e de dispersão: média e desvio padrão; as provas de diferencia entre grupos: T de Student e ANOVA; Regressão Linear. O nível de significância foi mantido em 5% e o software estatístico utilizado foi o SPSS 19.0.

Os principais resultados assinalam-se a seguir: 

(1) Os Patinadores Escolares no âmbito do Desporto Escolar possuem um IAF superior aos alunos que não praticam Patinagem, quando comparados com outros estudos;


(2) Os sujeitos do sexo masculino apresentam valores ligeiramente superiores ao sexo feminino no IAF, mas estes resultados não são estatisticamente significativos no nosso estudo; 


(3) A idade dos Patinadores Escolares também não tem uma influência significativa no IAF, no entanto influencia o IAFD, sendo que o aumento de 1 ano de idade supõe a diminuição (signo negativo) do IAFD médio em 0,165 pontos; 


(4) O nível de escolaridade, o ano de escolaridade, a prática desportiva extra-escola e as horas de prática semanal de patinagem escolar não influenciam o IAF; 


(5) O tempo de prática dos Patinadores Escolares influencia significativamente o IAF e o IAFD. O aumento de 1 mês no tempo de prática de patinagem escolar aumenta em 0,081 pontos o IAF e em 0,045 pontos o IAFD.






No hay comentarios:

Free counter and web stats Blogs Bang