viernes, 27 de agosto de 2010

PAÍS DE TRISTES - Rafael Oliveira



Rafael Oliveira é o novo seleccionador nacional de hóquei em patins feminino (09-08-2007)



Declaraciones de Rafael Oliveira en facebook :

"Quando as selecções Nacionais de hóquei em patins, voltam a estar na ordem do dia, porque estamos em época de competições, quando o hóquei feminino, é novamente falado pelas coisas negativas que lhe vai acontecendo, com a falta de um campeonato nacional de sub 19 e sub 16, com a falta de um inter regiões feminino, com ...a desistência da selecção de sub 20 (actual vice campeã da Europa) no Euro de sub 20 a realizar na Alemanha, com a desistência de alguns clubes, com algumas atletas de grande valor a abandonarem as carreiras e sobretudo a selecção nacional e quando sabemos que largamente por falta de incentivo e de condições para poderem continuar a praticar desporto, neste caso hóquei, mas poderia ser outra modalidade qualquer no feminino".



"Se a nossa patinagem artística e o nosso hóquei tivessem só as mesmas ...condições da maioria dos outros países, então os títulos mundiais e europeus vinham com mais frequência para o nosso País, se já vêm, mais viriam".


"QUE PREOCUPAÇÃO TEVE O SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESPORTO EM GARANTIR CONDIÇOES DE TRABALHO E DE PARTICIPAÇÃO A TODOS ESTES ATLETAS? SUB 20 FEMININOS, JÁ DESISTIRAM DE PARTICIPAR NO EURO DE HÓQUEI, ALEGADAMENTE POR FALTA DE VERBAS. ESTAS MODALIDADES E ESTES E ESTAS VALOROSAS ATLETAS, PODEM GARANTIR TITULOS MUNDIAIS E EUROPEUS SE TIVEREM AS MESMAS CONDIÇÕES QUE OS SEUS ADVERSÁRIOS, QUE PAÍS DE TRISTES QUE NÓS SOMOS. MAS DEVEMOS ORGULHAR-MO-NOS DE QUEM NOS HONRA".


"UMA IDEIA QUE ME NORTEAVA E QUE POR ELA LUTEI:

Traçar como objectivo paralelo à disputa dos campeonatos..., ter condições no mínimo iguais às da Espanholas para podermos efectuar um trabalho que nos permitisse partir para as provas em igualdade de circunstancias".

"Tudo fazer para que no fim sinta que valeu a pena, pois para além de tudo, ficam de facto aqueles e aquelas que conhecemos e aprendemos a respeitar admirando o seu trabalho e a sua vontade de vencer e de se tornarem cada vez melhores e acima de tudo melhores pessoas, claro que valeu a pena".

"Uma mentalidade retrógrada e fora de contexto, que tem a ver com a resistência e o verdadeiro atropelo aos direitos das atletas em representar Portugal, mas também aos direitos das Selecções portuguesas, de serem o melhor representadas possíveis, Portugal têm o direito de ter as melhores atletas nas suas selecções e as atletas têm o direito de poder representar Portugal".

"Ora isto só não acontece porque não há uma politica desportiva eficiente, que fiscalize e que não deixe que estes casos aconteçam, porque as ou os atletas podem sempre ser requisitados, mas depois não há nada nem ninguém que impeça que uma atleta por motivo de representar a selecção portuguesa, seja despedida, seja prejudicada monetariamente e que perca irremediavelmente o seu sustento ou seja prejudicada na sua carreira, porque esse tempo também não é contabilizado".

"Mas também já num passado recente houve uma atleta que recebeu a noticia do seu despedimento em pleno Mundial do Chile, outra atleta para poder estar num estagio não pôde fazer uma prova na universidade, porque a professora em questão lhe disse que ou jogava hóquei ou estudava, enfim, barbaridades que se repetem ao longo dos anos, porque se fossemos mais atrás, ainda encontraríamos mais. Já é mais do altura de um ou uma atleta nem sequer ter de se questionar sobre se deve ou não ir a um estagio ou uma competição, pensando se isso a vai ou não prejudicar na sua carreira profissional ou na escola, penso que esta questão devia fazer parte dos calendários e dos temas que os dirigentes federativos das varias modalidades deviam de ter como prioritários junto dos nossos governantes, ou será que a selecção de hóquei em patins ou uma atleta de hóquei em patins são menos de que uma selecção de râguebi ou uma selecção de futebol ou menos de que uma atleta de atletismo ou um piloto automóvel? Não é Portugal que está em questão igualmente?".

"Acredito que os bons valores aparecerão sempre nas selecções, assim se trabalhe bem nos clubes, aliás a prova disso são estas jovens de grande potencial e de grande talento que estão a despontar, agora se participarem em grandes competições internacionais, essa qualidade só pode melhorar e a experiência que essas provas granjeiam só pode acrescentar ainda mais capacidade e potencial, aspectos decisivos na hora de disputar os jogos decisivos nos Mundiais e Europeus, onde a experiência é algo fundamental e nesse aspecto sejamos honestos, as nossas adversarias levam-nos muita, mas mesmo muita vantagem".

No hay comentarios:

Free counter and web stats Blogs Bang