jueves, 26 de agosto de 2010

Um jeito de crescer na vida hóquei patins


Alunos da rede pública encontram no hóquei um jeito de crescer na vida



Muita gente encontra no esporte não só uma forma de lazer, mas também um jeito de crescer na vida. Para dezenas de crianças, estudante de escolas públicas de um bairro do Recife, esse esporte é o hóquei. Para se tornarem, quem sabe, grandes atletas no futuro, elas estão recebendo a ajuda de um experiente ídolo dos patins. No começo eles tiveram que ser apresentados: patins, Douglas. Douglas, patins. “Eu não sabia, não conhecia nada. Eu vim todo desorientado”, disse o menino. Agora, ele até ajuda os colegas. Alguns, incentivou a vir. “Chamei meus amigos, alguns se interessaram”, falou. São 25 novos patinadores. Todos matriculados em escolas públicas municipais do bairro de Santo Amaro, no Recife. Agora também atletas de hóquei.



Hóquei? “Não pensei que era patins não. Eu achava que era futebol”, comentou aposentada Gracinete Araújo. Ela acompanha a sobrinha Cecília nos treinos. Com certa apreensão. “Se eu cair, osso de velho não ajunta mais, né? Eu digo a ela para ter cuidado e não cair, para não prejudicar nem ela nem o professor”, disse. Aprender a se equilibrar sobre as rodinhas é o primeiro desafio dessa criançada de 8 a 12 anos. Uns ajudam os outros. Na primeira aula, Emily Souza, de 12 anos, percebeu que não era assim tão simples. “Está muito difícil. É a primeira vez que eu calço patins. Ainda vou cair bastante”, disse. Douglas já é um bom patinador. Agora é aprender a controlar o stick e bolinha. E sonhar com um futuro no esporte. “Quero viajar, conhecer muitos países”, falou. Ele se espelha no professor. Como atleta de hóquei Leônidas Agra (foto 4) foi campeão mundial da Segunda Divisão, campeão Sulamenricano e vice-campeão Panamericano. Como treinador também ganhou vários títulos. Agora devolve ao esporte, tudo que conquistou. “Eu achei que precisava fazer a minha parte. Nós estamos ensinando as crianças a patinarem, a jogarem hóquei sobre patins que é um excelente esporte, e serem cidadão, que é muito importante também”, explicou. Alguns deles podem se tornar grandes atletas. “Daqui, com certeza, nós vamos fazer uma escolinha. Com ela, vamos criar neles o sentido de equipe, de esportividade. No sentido bonito, é a competição no dia a dia que eles vão encontrar para frente”, disse Agra. Mas a principal lição, tanto no hóquei, quanto na vida, eles já estão aprendendo: quando cair, o importante é levantar e tentar de novo.




---------------------------




---------------------------

pe360graus.globo.com

No hay comentarios:

Free counter and web stats Blogs Bang