A decisão já estava tomada, mesmo antes da disputa da final-four da Taça de Portugal: Cláudia Rego decidiu pendurar os patins
Aos 27 anos, e depois de conquistados vários títulos nacionais, a hoquista, natural de Barcelos, decidiu colocar um “ponto final” na carreira, porque “é o momento certo”.
Na hora da despedida, Cláudia agradece “à minha família, namorado, e a todos os que me fizeram a jogadora que fui, e todos os momentos que vivi no hóquei”.
Cláudia deixa o hóquei em patins sem nunca se ter sagrado campeã europeia ou mundial, apesar de ao longo da sua carreira desportiva, ter estado muitas vezes perto dos títulos: “fico com pena porque estivemos a um pequeno passo. Porque no Japão as duas selecções, Portugal e Espanha, estavam muito equilibradas, e o jogo da final decidiu-se em detalhes! Mas o que ganhei e o que a selecção (atletas, treinadores e directores) me deu compensa tudo!”, afirma, em declarações ao “Mundo do Hóquei”.
Apesar de deixar de jogar, Cláudia Rego promete continuar a assistir a jogos, sobretudo do “seu” Óquei Clube de Barcelos.
Na hora da despedida, o “Mundo do Hóquei” deseja à Cláudia Rego muita sorte e felicidade na sua vida pessoal e profissional.
Um bem-haja, “Lau”!
mundook.net
-------------------------------
O HÓQUEI EM PATINS ESTÁ MAIS POBRE
Rafael Oliveira
(ex seleccionador nacional femenino de Portugal)
Quando digo isto, tenho a verdadeira noção do que estou a dizer, pois ao longo da minha vida desportiva, profissional e pessoal, conheci muita gente, aqui, ali e até do outro lado do Mundo, com muitos aprendi, com muitos vivi acontecimentos que nunca esquecerei, nem sempre pela positiv...a, mas faço concerteza um balanço muito favorável às coisas boas que foram bem mais do que as más, de todas essas pessoas e de todos esses acontecimentos, sobressai alguém que me marcou profundamente, alguém perfeitamente digno de todo o meu respeito e do respeito de todos nós, alguém que dedicou a maioria dos seus anos de vida ao hóquei como quem trata de uma causa, e como em todas as causas existe um símbolo, não tenho dúvidas em dizer que a modalidade perdeu um dos seus maiores símbolos vivos, um símbolo que significava a dedicação, o sacrifício, a abnegação, o sofrimento, o entusiasmo, a paixão, a alegria, a tranquilidade, a sobriedade, a lealdade, o respeito, orgulho, a amizade, o companheirismo e a liderança que fizeram dela uma capitã exemplar, uma jogadora que queria chegar sempre mais longe, de uma sagacidade que fizeram dela, uma das maiores atletas de sempre do hóquei em patins nacional e internacional, em particular do hóquei feminino, o desporto feminino e o desporto em geral vai sentir saudades de uma atleta deste calibre.Tive a honra de ser seu treinador, enquanto seleccionador nacional de femininos, por isso testemunhei como só alguns previlegiado(a)s, a grandiosidade da Cláudia Rêgo, enquanto mulher, pessoa, desportista e atleta, vivemos em conjunto tristezas e alegrias que ficarão sempre nas nossas memórias, acreditámos sempre que era possível e muito só o foi por causa dessa capacidade contagiante de acreditar, tão típica deste símbolo do hóquei em patins , não só do feminino, mas do hóquei em patins.Estou a escrever isto, sem ter ainda falado com a Cláudia, fui possivelmente das primeiras pessoas a conhecer a sua decisão e por isso também me sinto lisongeado, significa muito para um treinador e para um amigo, ser digno dessa atenção, conhecendo a Cláudia, não fiquei de todo surpreendido com a sua decisão, mas foi e é muito triste pensar no quanto perde a modalidade e o hóquei feminino em particular, a realidade é que é difícil aceitar tal prejuízo, de tal maneira que nem fui capaz de falar pessoalmente com ela, o tamanho da emoção iria impossibilitar espaço para esta minha pequena homenagem, que quero que seja só o início de qualquer coisa que é necessário, fundamental e devido, não vou deixar esquecer este símbolo, como foram esquecidas e ou ignorados outros e outras, por isso Cláudia, antes de nos encontrarmos, por aí num pavilhão qualquer, OBRIGADO CAPITÃ, OBRIGADO MINHA AMIGA.
----------------------------------------
Cláudia Rego - Hóquei em Patins
19 MAI 09
Entrevista
-------------------------
Claudia Sofía Oliveira Ferreira Rego
Um sonho, uma realidade!
13 de Maio de 2008Cláudia Rego
Com 24 anos, tem já um percurso importante no hóquei em patins.
umsonhodesportivo.blogspot.com
-------------------------
Cláudia Rêgo
venceu Supertaça
Autor: Toni Rosas 23 de Outubro de 2008
Há atletas que gostas de coleccionar títulos e Cláudia Rêgo é uma das que nunca diz não a uma taça. No passado fim-de-semana, a barcelense ao serviço da Fundação Nortecoope não deixou os seus créditos por mãos alheias e apontou os três golos com que a sua equipa derrotou (3-1) o HC Mealhada, na final da Supertaça feminina de hóquei em patins, aliás a terceira consecutiva para a turma maiata. A capitã da selecção nacional está em grande e em destaque.
barcelos-popular.pt/
--------------------------
A capitã da selecção nacional feminina, Cláudia Rego, tem um discurso optimista, próprio de quem lidera um grupo ambicioso, sedento de provar o seu valor. Falta uma semana para o Europeu de Saint-Omer!
Enviado a 17/10/2009 Por: Nelson AlvesClaudia Rego
mundook.net
27 de Outubro de 2009
Curiosidade: Quem é Cláudia Rego?Nasceu há 26 anos, em Barcelos, e é a actual capitã (foto pequena) da selecção nacional sénior feminina de hóquei em patins (foto grande). Cláudia Rego começou a patinar no OCB, aos 4 anos, e só saiu do clube no ano 2000, com 17 anos. Passou pelo CH Carvalhos e ACR Gulpilhares, mas foi na Fundação Nortecoope, da Maia, que alcançou todos os sucessos e títulos. Já tem no currículo 4 campeonatos nacionais, 4 Taças de Portugal, 3 Supertaças e, por uma vez, foi campeã europeia de clubes; nas duas últimas temporadas foi, ainda, a melhor marcadora nacional! Hoje vai ter início o Campeonato Europeu, em Saint-Omer, França, e a barcelense, que carrega a braçadeira de capitã da selecção lusa há três anos, está confiante numa boa prova, em melhorar o segundo lugar do Mundial de Akita, no Japão, em 2008. Portanto, boa sorte Portugal!
---------------------------
Cláudia Rego melhor marcadora
do Europeu
Autor: Toni Rosas 02 de Novembro de 2009
A barcelense Cláudia Rego foi a melhor marcadora, com sete golos, do Campeonato da Europa que se realizou em Saint Omer, França. Portugal quedou-se pela quarta posição, a pior classificação dos últimos anos, sendo a selecção vencedora a Espanha.
Em jeito de balanço, Cláudia Rego, em comunicado enviado para o mundook.net, teceu algumas críticas, principalmente à Federação. “O resultado final ficou longe das nossas expectativas. Sonhávamos com o pódio. Este resultado pode dar indício de qual o caminho a seguir e corrigir os erros. Toda a gente tem legitimidade de criticar mas tenho pena que os elogios pelo nosso segundo lugar no Campeonato do Mundo não tenham chegado com a mesma intensidade que chegaram as críticas deste ano. Ao contrário do que se pensa, a selecção feminina, apesar de ser sénior, não tem direito às diárias referentes à semana do campeonato. E mais ainda, temos prémios em atraso que ainda não nos foram pagos e nem sabemos se um dia teremos direito a eles. Treinamos por gosto, não por dinheiro”, frisou a capitã da selecção nacional de hóquei em patins.
barcelos-popular.pt
---------------------------
Foi com enorme alegria que recebi varias mensagens de felicidades.
Quem me conhece sabe bem que esta decisão foi muito dificil de tomar, uma vez,que sou viciada em hoquei e sou realmente feliz quando calço os patins e sinto a adrenalina da modalidade
Mas infelizmente, várias razões acelararam esta decisão...uma delas, foram os custos de deslocação para treinar na Maia
(fazia quase tds os dias 132km/dia ), acrescidos das SCUTS que vão entrar emvigor na proxima temporada. Como todos sabemos, ou quase todos, o nosso desporto ainda é amador, apesar de eu ter algumas ajudas de custo...
Com esta decisão, vou aproveitar para apostar na carreira profissional e dedicar me à familia que durante anos deixei para trás.
Eu sei que não tenho de me justificar, mas infelizmente as entidades máximas não sabem os sacrificios que mts vezes os amantes de hoquei fazem para matar o
vicio do desporto.
Obrigada a todos que me apoiaram durante a minha carreira desportiva e fizeramde mim a atleta que fui durante 23anos de hoquei , sem nunca esquecer a minha
familia, namorado, amigos, treinadores, directores, clubes onde passei: Hoquei Clube de Barcelos, CH Carvalhos, Gulpilhares, Fundação Nortecoope, Selecção
Nacional; amantes e apoiantes do hoquei.
Encontramo nos num pavilhão:)
Beijinho Claudia Rego
----------------------------
Celina Freitas ES UMA CAMPEÃ PARA SEMPRE!!! Teu nome é referencia e o teu talento inspiração para mim! Como tu nunca haverá.. Foi um prazer ver alguns dos teus jogos contra o Boliqueime.... OBRIGADA por todos os teus anos de dedicação e por teres tornado o hoquei ainda mais bonito!=´) Tudo de bom para ti Claudia! **
Sofia Vicente Foi e vai ser sempre a melhor , ela sabe o que achamos :D
O melhooor para a nossa LAU ♥
Margarida Brandão sem duvida um ícone para todas nos, foi um prazer jogar a teu lado em sesimbra e ver te jogar em tantas ocasioes! muitas felicidades lau :D
Sérgio Filipe Silva Só resta agradecer à Cláudia e a todos os que com ela souberam sempre ser dignos numa modalidade "difícil", porque dispendiosa... Talvez um dia regresse à competição... Obrigado.
Un abrazo muy fuerte. Vanessa Daribo jugadora Francesa ( #2)
Berta Tarrida Te conozco solamente como jugadora, hemos coincidido en la pista, y se que has sido un espejo para muchas jóvenes jugadoras, sobre todo en Portugal. Gracias por hacer crecer el Hockey Femenino!!
Que tus triunfos sigan fuera de las pistas, mucha suerte!! . Berta Tarrida jugadora selección española.
Sin lugar a dudas Claudia Rego es uno de los iconos del hockey sobre patines femenino a nivel mundial. Y lo es por varios motivos: por su talento como jugadora, por su empeño, su disciplina, su compañerismo, por el liderazgo que ha demostrado capitaneando a la selección portuguesa varios años...
Este 2010 ha decidido colgar los patines y el mundo del hockey, como dice su entrenador de selección, Rafael Oliveira, "se queda un poco más pobre".
Desde la Asociación Internacional de Hockey sobre Patines Femenino queríamos agradecer a Claudia su buen hacer como jugadora tanto dentro como fuera de la pista. Queremos desearle lo mejor en esta nueva vida que empieza y esperamos que el futuro nos depare muchas más "Claudias Rego" como ella. Si es así, seguro que nos irá muy bien...
Asociación Internacional de Hockey sobre Patines Femenino (AIHPF)
1 comentario:
Obrigada pela homenagem!!!
Fico feliz por reconhecerem o meu trabalho desportivo, mas principalmente por valorizarem e divulgarem o hoquei feminino!Parabéns pelo excelente trabalho!:)
O meu mt obrigada! Continuem a dar força ao feminino:)
Publicar un comentario