jueves, 21 de abril de 2011

Christina Klein Guarda-redes Portera Tor

Christina Klein 

Guarda-redes alemã de Hóquei em Patins em  Espanha




 Hockey Patines Femenino - Hóquei Patins Feminino
- No meio de tantos desportos porquê o hóquei? E porquê a posição de guarda-redes?
Bem... comecei muito tarde e tudo culpa do meu pai. Ele também jogou hóquei em patins e também esteve muitos anos na selecção alemã, a defender a baliza. Um dia perguntaram-lhe se queria ser treinador de uma equipa masculina e na continuação iniciou uma equipa feminina.
- Quando e como começaste?
Nenhuma das miúdas sabia patinar ou rematar uma bola com o stick. Começámos todas sem experiência e um tempo depois veio treinar o guarda-redes da equipa masculina para aprendermos a rematar com guarda-redes. Pessoalmente chamou-me muita atenção e quis experimentar. Desde então não parei.
- O que recomendas a uma rapariga que queira começar neste desporto?

Nada em especial... o importante é divertirem-se e jogarem com o coração. Se amares o jogo ninguém será capaz de te fazer desistir.


- Conta-nos, na tua experiência como hoquista, qual é o momento que recordas mais positivo e o mais negativo?
Eu não me lembro de nada especialmente muito bom ou muito mau. Eu tenho muitas recordações ao longo dos anos que gosto de relembrar, como os primeiros passos no meu primeiro clube na Alemanha onde me deixaram treinar com os masculinos quando apenas tinha 3 meses de treino. Tinham muito cuidado comigo e até hoje são meus amigos e sempre que volto ao meu país deixam-me treinar com eles. Já me perguntam quando voltarei.
Não gosto de me lembrar de maus campeonatos. Mas no final acabei sempre por aprender algo. Então levei algo positivo, não?
- Qual a tua opinião relativa ao hóquei feminino?
Gosto muito de ver como está a crescer. Em Espanha em especial trabalha-se muito por nós e temos resultados muito chamativos como a assistência no último mundial em Madrid ou a Final-Four da copa da Europa. Cada vez mais as pessoas gostam do nosso desporto praticado por raparigas.
Até hoje estamos a mostrar às pessoas que o hóquei feminino é lindo. Eu não quero competir com os homens, mas só por ser mulher ninguém me pode tirar o direito de praticar o desporto que mais gosto.


Alemanha 1991

- Ainda te lembras quando foste pela primeira vez convocada á selecção? Como te sentiste?
Hmm.. Sim lembro-me...
Era um pouco diferente porque nessa altura só nos juntávamos um fim-de-semana antes de ir para o mundial e já estava convocada. E também só praticava hóquei á um ano.
A sensação de ser convocada não foi fácil mas quando fui ao mundial em Tavira (Portugal) e vi as outras equipas, pensei que queria jogar também numa final de um mundial...
- Na modalidade tens algum jogador/a que consideres como um ídolo?
Não, não sou muito de ídolos. Vejo guarda-redes que gosto e movimentos que quero experimentar, ou tinha treinadores que me ensinavam muito como o meu pai mas não tenho um que chame ídolo...
- O que tens a dizer relativamente á frase muitas vezes utilizada " o hóquei não é para mulheres"?
Não tenho muito a dizer. Gosto mais de mostrar como está errada.
Quatro pontos:
1º - Olhando bem para esta frase parece que todas as mulheres são iguais... acho que não...ou estou errada?
2º - Sou adulta e posso escolher perfeitamente o que quero para mim e o que não quero (ex.: pessoas que falam assim não são para mim...)
3º - Tentamos ensinar coisas aos nossos filhos. Não quero que os meus filhos aprendam coisas que já passaram á uns 100anos.
4º - Cansei-me e não tenho muito interesse em lutar contra absurdos de pessoas Mal educadas.

Gulpilhares

- Tendo em conta que participaste no campeonato alemão, português e espanhol, qual a principal diferença que notaste entre eles?
A grande diferença entre todos os países é a atitude.
Na Alemanha joga-se hóquei principalmente para nos encontrarmos, fazermos amigos, sairmos… O hóquei é muito secundário.
Em Portugal joga-se hóquei e esquecem-se de desfruta-lo às vezes.
Em Espanha joga-se hóquei, tentamos divertirmo-nos jogando bem.
Cada um tem o seu lado bom e o seu lado mau...
- Alguma vez pensaste em trocar de posição e ser jogadora de campo?
Não, nunca. Sou louca por ser guarda-redes.
Mas pensei uma vez em trocar o stick da mão direita para a esquerda.

Alemanha:
VfL Hüls - uma vez campeã e talvez 2 ou 3 vezes vice-campeã.
Portugal:
ACR Gulpilhares - 4 vezes vice-campeã, 3 vezes finalista da taça e super-taça e campeã duma super-taça.
Espanha:
Biesca Gijon H.C. - 3 vezes campeã da liga autonómica, 1 vez campeã de Espanha, 3 vezes campeã da Europa de clubes e um terceiro lugar.
Com a selecção:
Europa: 2 vezes campeã, 1 terceiro lugar
Mundial: 2 vezes quarto lugar e um terceiro lugar.


No hay comentarios:

Free counter and web stats Blogs Bang